Enquanto participava do festival de cinema SXSW, ocorrido esta semana em Austin (TX, EUA) a atriz de O Silêncio dos Inocentes (1991, Jonathan Demme) falou sobre sua carreira e personalidade em palestra na sessão Masterclass do evento.
Com 52 anos de carreira ela diz ser diferente dos outros atores, pois atuar não é algo que faz porque ama, mas porque é relevante. “É como uma cirurgia de emergência. Ou como estar nas trincheiras da 2° Guerra Mundial, é algo que faço porque é significativo”, explicou.
A cena com Hopkins
“O filme não me assustava, mas Anthony Hopkins me dava medo”, revelou Jodie Foster no evento, e detalhou uma cena em que ela e Anthony conversam olhando para a câmera – que pela edição do filme mostra ambos cara a cara.
Veja a cena:
Hopkins é um daqueles atores com classe e excelência, demonstrando em seus papéis um perfil nobre e misterioso, por mais aterrorizante que seja. Como Hannibal Lecter, expressou isso pelo jeito do psiquiatra canibal agir, vestir e falar.
Em entrevistas o ator disse ter se inspirado na atriz Katharine Hepburn, no escritor Truman Capote e em HAL de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Algo no mínimo curioso, não acha?
Carreira
Jodie Foster começou a atuar aos 6 anos e aos 14 teve sua primeira nomeação ao Oscar por Taxi Driver (1976, Martin Scorsese).
Hoje aos 56, a atriz premiada por atuações como neste suspense junto a Hopkins (Oscar de melhor atriz e melhor ator) está focada na carreira de direção e disse que aprendeu com os diretores em que trabalhou, principalmente com David Fincher (no filme O Quarto do Pânico).
Suas recentes direções foram o episódio “Arkangel” da 4° temporada de Black Mirror, episódio 9 da segunda temporada de House of Cards e o filme Jogo do Dinheiro.
Veja também: ‘Bel-Air’ trailer da versão obscura de ‘um maluco no pedaço’ viraliza