Filme Online: Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford
Veja agora, online, o filme Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford
Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford
Preparado para aproveitar este filme antigo maravilhoso?
Filme de: DRAMA
Veja antes a sinopse:
Confira a sinopse de Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford
Oklahoma, Grande Depressão. Tom (Henry Fonda), filho mais velho de uma pobre família de trabalhadores rurais, retorna para casa após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar os parentes até a Califórnia, onde dizem que trabalho não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando finalmente chegam na “Terra Prometida” descobrem que é um lugar bem pior do que aquele que deixaram.
Veja agora o filme Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford online:
source
Obs: por algum acaso o filme não está funcionando como deveria? Nos avise nos comentários que corrigiremos o mais rápido possível!
Ficha técnica Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford:
Título: The Grapes of Wrath (Original)
Ano produção: 1940
Dirigido por: John Ford (I)
Estreia: 24 de Janeiro de 1940 (Mundial)
Duração: 129 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Drama
Países de Origem: Estados Unidos da América
Roteiro: Gwen Wakeling, John Steinbeck e Nunnally Johnson
Produtores: Darryl F. Zanuck e Nunnally Johnson
Elenco de Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford:
- Henry Fonda – Tom Joad
- Jane Darwell – Ma Joad
- Adrian Morris – Agent
- Arthur Aylesworth – Father
- Ben Hall (I) – Gas station attendant in Bakersfield
- Bill Wolfe – Square-dance caller
- Bob Reeves (I) – Deputy
- Charles D. Brown – Wilkie
- Charles Middleton (I) – Leader
- Charles Tannen – Joe
- Charley Grapewin – Grandpa
- Cliff Clark (I) – City Man
- Dan White (I) – Poor man walking with woman in transient camp
- Darryl Hickman – Winfield
- Dick Rich – Keene Ranch guard
Curiosidades Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford:
- Antes das filmagens, o produtor Darryl F. Zanuck enviou investigadores secretos para os campos de migrantes para ver se John Steinbeck estava exagerando sobre a miséria e o tratamento injusto dispensado lá fora. Ele ficou horrorizado ao descobrir que, na verdade, Steinbeck havia menosprezado o que acontecia nos campos.
- John Steinbeck adorou o filme e disse que Henry Fonda como Tom Joad o fez “acreditar em minhas próprias palavras”.
- John Ford proibiu toda a maquiagem e perfume do conjunto, alegando que não estava de acordo com o tom da imagem.
- John Steinbeck ficou particularmente apaixonado pela performance de Henry Fonda como Tom Joad, sentindo que ele encapsulava perfeitamente tudo o que queria transmitir com esse personagem. Os dois se tornaram bons amigos. De fato, Fonda fez uma leitura no funeral de Steinbeck.
- Enquanto filmava o carro dos Joads viajando pela estrada, John Ford queria adicionar uma foto mostrando o grande número de caravanas indo para o oeste, então o gerente de negócios do filme parou os carros reais fazendo a jornada e pagou aos motoristas cinco dólares para escoltar o jaleco dos Joads. para as câmeras.
- As audiências fora dos EUA viram o filme com um prólogo que explicava os efeitos da Depressão e do Oklahoma Dust Bowl. O estúdio mais tarde se referiu a esta versão como “Cliff Notes Edition”.
- Henry Fonda manteve o chapéu que usou no filme pelo resto de sua vida, até que antes de falecer em 1982 ele o deu para sua velha amiga Jane Withers. Aparentemente ele e Withers, quando ela era uma menina de 8 anos e ele um jovem, tocaram juntos antes de Fonda fazer filmes. Fonda estava tão nervosa ao entrar no palco que a pequena Jane pegou a mão dele, disse uma pequena prece para aliviar seus nervos, e os dois se tornaram bons amigos para a vida toda.
- Embora John Carradine odiasse o estilo de direção de John Ford, ele fez onze filmes com ele durante um período de 28 anos. Ford estava particularmente interessado no olhar incomum de Carradine.
- Darryl F. Zanuck pagou US $ 100 mil pelos direitos do romance de John Steinbeck – uma quantia impressionante de dinheiro na época. Steinbeck apenas permitia que os direitos fossem vendidos sob a condição de que os cineastas mostrassem o material com devida reverência e tratassem o projeto com responsabilidade.
- Segundo Henry Fonda, John Ford preferia apenas um take e pouco ou nenhum ensaio para captar o momento mais espontâneo. Para a cena final do clímax entre Tom e Ma, Ford nem assistiu ao ensaio. Quando chegou a hora de filmar, a Ford levou Fonda e Darwell através da ação silenciosa da cena, impedindo-os de iniciar suas linhas até que os dois atores estivessem completamente no momento. Foi feito em uma única tomada e Fonda disse na tela que era “brilhante”.
- A postura pró-sindicato do filme levou John Steinbeck e John Ford a serem investigados pelo Congresso durante a era McCarthy “Red Scare”, por alegadas tendências pró-comunistas.
- No livro, John Steinbeck tinha o personagem de Casy parodiando a música “Yes Sir, That’s My Baby” cantando “Sim senhor, esse é meu Salvador / Jesus é meu Salvador / Jesus é meu Salvador agora”. O Código de Produção de Filmes então proibia o uso das palavras “Deus” e “Jesus”, exceto quando usado “reverentemente”, então o script recorreu a ele: “Mm-mmm, mmm, meu Salvador”.
- A produção tinha um título de trabalho falso, “Highway 66”, para que as filmagens do controverso romance não fossem afetadas por problemas sindicais. Grande parte dos terríveis retratos do filme continuou durante e após o lançamento do filme.
Quais as razões para ver Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford:
- É bom para ver a evolução do cinema até aqui.
Trailer do Vinhas da Ira (1940) – The Grapes of Wrath (1940) – John Ford:
Obrigado por ter visto o filme!:
Espero de verdade que você tenha gostado do filme online. Ficamos super contentes em conseguir mais este filme para o acervo do Demonstre.
Veja também:
source