O filme Chega de Saudade relata o drama e a alegria dos cinco papéis que participam do baile paulista de terceira idade.
Tudo começa quando o salão abre e só acaba quando o último cliente desce (antes da meia-noite). Contando com muita música e dança, este filme fala sobre amor, solidão, desejo e traição.
Um dos melhores entre as últimas temporadas – Chega de Saudade
Um dos filmes mais aclamados da temporada mais recente do país e a prova disso são todas as críticas positivas recebidas: Chega de Saudade de Laís Bodanzky é realmente uma delícia.
Filme inteligente, têm roteiro com todas as pontas amarradinhas e muito bem estruturado, personagens bem pensados, orientação inovadora e criativa, elenco e trilhas sonoras ajustados, portanto, a pesquisa e a inteligência os tornam um elemento-chave do sucesso corporativo. Que bom assistir um filme que é simples, leve e funcional!
Referências – Chega de Saudade
A referência mais óbvia é a obra de Escola O Baile (1983), mesmo que seja o tema da trama – todas as situações possíveis que podem acontecer na dança de salão – mas no terceiro filme de Escola, a estrutura do Longa também traz um pouco de: O Jantar (1998).
Assim como no emocionante trabalho de Fanny Ardant e Vittorio Gassman, Bodanzky e seu marido Luiz Bolognesi baseiam-se principalmente no papel, na relação entre os papéis A interação e sua reação a cada nova situação constroem o enredo.
O longa se passa em um baile, mas poderia ter sido feito em qualquer outro lugar. O carinho e o respeito por eles certamente serão mantidos da mesma forma.
Estudo de locação – Chega de Saudade
Segundo Bolognesi e Bodanzky eles estudaram por meses a locação com prioridade para estruturar o roteiro.
A partir desse período de observação, eles são uma criação completamente natural do universo: a encalhada maluca (Betty Faria), a magoada, apaixonada e orgulhosa (Cássia Kiss)
A viúva procura um novo parceiro de dança (Tônia Carrero, que originalmente fazia o papel de Fernanda Montenegro, foi surpreendida a cada momento, até que o último discurso ao início da escada que tocou até o coração mais frio)
Uma moça que não conhece este lugar, cheia de curiosidade, nojo e obsessão (Maria Flor), um mulherengo com um gingado malandreado (Stepan Nercessian)
O viúvo arisco (Leonardo Villar), DJ atento de tudo o que está acontecendo ao seu redor, e o que só se preocupa com o que o implica diretamente (Paulo Vilhena).
Emoção
Todos esses personagens têm seus altos e baixos mas ambos interagem sempre. Para sugestões que foram inicialmente consideradas felizes, o filme te deixa chocado ao lhe tocar por quase todos os participantes em diversos momentos do filme.
Da dor, terminamos rapidamente em coisa boa, de uma noite entre o sucesso e fracasso, a uma noite de paixão e uma vida de amor. Chega de Saudade primeiro comemora a vida de quem se recusa a deixar de desfrutar até o último minuto.
Considerações finais
Chega de Saudade ganhou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Roteiro no último Festival de Cinema de Brasília, com orçamento de 4,6 milhões de reais, e foi produzido pela Gullane Filmes. Histórias como O Ano em que meus pais saíram de Férias.
Apesar de ter tido um fraco retorno de bilheteria (O QUE NÃO É DE SE ESPANTAR, AINDA MAIS TRATANDO DE FILME NACIONAL E AINDA MAIS DE DRAMA), ainda é um dos dez filmes nacionais mais populares daquele ano. Apesar disso, ainda é injusto – na verdade, deveria ser um dos filmes mais populares de todas as nacionalidades , Independentemente de brasileiros!
Montagem bem feita de Paulo Sacramento, fotografia de Walter Carvalho e o Bid responsável pela trilha sonora, para ser sentido de forma concisa e objetiva, repleta de diversão e sabedoria. Filme de ser levado para casa com amor! Chega de Saudade é como a emoção de uma festa que não quer acabar.
Perguntas frequentes
Qual a avaliação do filme chega de saudade ?
Segundo avaliações dos que já viram 90% das pessoas gostam e recomendam este filme
Quem é a cantora que aparece no filme chega de saudade?
A cantora Elza Soares faz a Ana no filme Chega de saudade
O Que acontece no filme chega de saudade?
O filme Chega de Saudade relata o drama e a alegria dos cinco papéis que participam do baile paulista de terceira idade.
Quem dirigiu o filme chega de saudade?
Laís Bodanzky, mesma diretora do filme Bicho de sete cabeças
Onde se passa o filme chega de saudade?
o filme chega de saudade praticamente é feito em apenas uma locação que se resume em um baile de terceira idade de são paulo
Espero ter ajudado e que você assista se ainda não assistiu esse filme maravilhoso.
Gostou do post sobre Chega de Saudade (2007) – Análise ?
Gostou? Compartilhe!