Green Book | 8 fatos bem problemáticos na produção
Separamos 8 fatos sobre a produção de Green Book para você tirar sua própria conclusão:
A história é baseada em fatos reais, roterizada por Nick Vallelonga, o filho do personagem Tony Lip (Viggo Mortensen). Ali Mahershala interpreta o personagem Don Shirley, pianista e compositor de jazz.
01 – Segundo a própria família de Don Shirley, disse que o longa é uma “Sinfonia de mentiras”, Tony e Don, sequer foram amigos.
“Que tipo de relacionamento ele tinha com o Tony? Ele demitiu o Tony!”
disse Maurice Shirley em uma entrevista recente para a NPR.
02 – Ali Mahershala, ligou e pediu desculpas a família de Don.
Na mesma entrevista, os familiares também contam o que Ali disse na ligação: “Se eu os ofendi, me arrependo profundamente. Fiz o melhor que podia com o material que tinha.”
03 – O Tweet de Nick Vallelonga
Além de roteirista, Nick também foi produtor do filme. E essa semana, surgiu um tweet de 2015, dele concordando com Donald Trump e apoiando o banimento dos muçulmanos dos EUA. Confrontado, ele desativou o perfil na rede. Ali Mahershala, é muçulmano.
04 – Peter Farrelly, o diretor, já pediu demissão por não respeitar a autoridade de sua chefe, uma mulher negra.
Effie Brown é uma produtora (que produziu inclusive a série “Dear White People”). Ela e Peter fizeram parte de um reality na HBO, o Project Greenlight. E ele passou por cima de algumas decisões dela, relacionado a orçamento. O que não faz sentido já que são os produtores que contratam os diretores. O mesmo deixou o programa alegando que “ela só queria fazer drama”.
05 – A entrevista do Viggo para o The Hollywood Reporter
Ao ser questionado, Viggo disse que não vê problema algum em um diretor branco dirigir um filme sobre racismo, até porque ninguém iria reclamar de um negro dirigindo um filme sobre brancos. Na foto abaixo, está o ator Chadwick Boseman e sua reação.
06 – E essa foi a reação da bancada :
07 – White savior
O ”salvador branco” é uma forma cinematográfica de conotação racista em que um personagem branco resgata um negro da sua ”situação”. O salvador branco é retratado como messiânico e frequentemente aprende algo sobre si mesmo no processo de resgate. A narrativa do salvador branco é uma prática comum para roteiros hollywoodianos. E ai, lembrou de alguma situação assim em Green Book?
08 – Discuta com si mesmo algumas questões após assistir o filme.
“Tony Lip só começou a respeitar Don porque percebeu que ele “não era um negro igual os outros”? “
“O Tony, tem um tom de personagem carismático mesmo fazendo piadas severas e atos racistas?”
“Por que Tony é retratado como um herói por ”deixar” de ser racista? E não como uma pessoa sensata?”
E por último:
“Uma equipe diferente na direção e roteiro, mudaria a perspectiva desse filme?”
Veja também: “Crítica | Green Book – O Guia“
Fonte: Hollywood Reporter ; NPR