4 filmes que vão desafiar a sua mente
Na semana passada listamos cinco curtas essenciais para quem pretende fazer cinema. Hoje vamos conferir quatro filmes que vão desafiar a sua mente e dar um nó no seu cérebro.
O Homem Duplicado
Baseado no livro homônimo de José Saramago, o filme conta a história de Adam, um professor de história que leva uma vida monótona até descobrir Anthony, um ator pouco conhecido mas fisicamente idêntico a ele. Logo, Adam cria uma obsessão com seu sósia, e passa a persegui-lo em busca de respostas. O conceito do filme é simples. Todos criamos, automaticamente, três teorias:
- Eles são gêmeos.
- Eles são clones.
- Um deles não existe.
Entretanto, nenhuma das teorias se concretiza. Ao invés disso, descobrimos metáforas sobre aranhas, mulheres e uma trama que quando parece fazer sentido, se contorce para confundir o espectador.
Pi
O filme gira em torno de Max, um gênio matemático. Max construiu um supercomputador capaz de identificar padrões na natureza, o mostrando que todos os eventos se repetem após um determinado período. Logo, ele compreende a existência da vida na Terra e descobre o que acontecerá na bolsa de valores, tornando-se alvo de representantes de Wall Street e de uma seita que quer decifrar os mistérios do Torá.
Max enxerga a realidade de forma distorcida e por si só complica o entendimento da trama. Além dele, a fotografia sofre um aumento gradual e enlouquecedor de contraste, ou seja, em certos momentos você vai estar se perguntando se o que está acontecendo com Max é real e o se o que está vendo na tela é o que parece.
Coherence
Durante um jantar, oito amigos comentam sobre um cometa que passará pela Terra, e sobre os rumores de que o corpo celeste traria mudanças ao comportamento das pessoas. A conversa se desenrola tranquilamente, até que a energia elétrica da casa acaba e ao procurar ajuda, os convidados descobrem que há outra casa exatamente igual e com as mesmas pessoas no outro lado da rua. Sem saber o que fazer, os resta apenas testar a coerência da realidade em que estão.
Coherence é extremamente detalhista e brinca com a percepção do público, exigindo toda a sua atenção. Com produção simples e roteiro inteligente, o filme nos compele a criar teorias sobre os acontecimentos e montar um verdadeiro quebra-cabeça científico.
Primer
Um grupo de amigos está desenvolvendo uma máquina que reduz o peso de objetos anulando a ação da gravidade. Dois desses amigos acabam descobrindo a viagem no tempo e resolvem esconder a descoberta de seus companheiros, usando-a para lucrar com especulação financeira. O plano dos dois logo foge do controle, e eles se veem em meio a diversas linhas temporais que sequer deveriam existir.
O roteiro de Primer não deixa qualquer brecha para interpretações pessoais. Apenas o caminho da lógica é o verdadeiro. Contudo, lógica e viagem no tempo não se dão muito bem, tornando o entendimento um verdadeiro desafio.
Enfim, essas são as dicas que temos pra hoje, lembrando que terça que vem tem mais. Até lá!