Xingu 2012 – Filme, História e Resumo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A porcentagem continental do Brasil excede em muito suas fronteiras geográficas. Nestes 500 anos de “descobertas”, esta dimensão também está ligada às pessoas, aos problemas, às histórias e aos problemas que enfrentamos todos os dias. Entre a diversidade que este país possui, talvez um dos grupos mais afetados neste período seja a comunidade indígena.

Xingu (2012) - Filme, História e Resumo
Xingu (2012) – Filme, História e Resumo

Os proprietários de terras de hoje são realmente forasteiros, sem espaço, sem identidade e sem futuro.

Mas se eles próprios não são suficientemente inteligentes para resistir à brancura, ao progresso e à barbárie dos homens ocidentais e civilizados, pelo menos alguns desses conquistadores sabem mudar de posição no momento apropriado e lutar por aqueles que já não têm voz. Assim como os irmãos Villas-Bôas, sua trajetória é o mote desse belo e forte traço nacional-Xingu.

Xingu – Produção

O longa, dirigido por Cao Hamburger, é um verdadeiro épico brasileiro, mas acaba com o ranço normalmente associado a essas duas expressões. Este é um excelente filme, sem intenção, porque consegue expressar a sua dimensão e importância sem inventar deslizes ou coisas supérfluas.

Partindo das impressionantes fotos gravadas por Adriano Goldman (retiradas da inglesa Jane Eyre, 2011), das requintadas gravações sonoras e do estudo da geração fiel em tempo real, foi todas as curas técnicas possíveis foram atendidas, sem falar no super-herói ator comandado pelo desnutrido Caio Blat e no operário Felipe Camargo, comandado por um gigante chamado João Miguel.

Xingu – Enredo

Na primeira metade do século 20, Claudio (Miguel) e Leonardo (Blatt) decidiram deixar suas vidas no Rio de Janeiro e ir para o Mato Grosso para evitar o deserto e a vida dos nativos brasileiros. Já na selva, não é difícil convencer seu irmão Orlando (Camargo) e se juntar a eles.

Xingu (2012) - Filme, História e Resumo
Xingu (2012) – Filme, História e Resumo

Porém, será uma pessoa que levará a tarefa mais a sério e não se desviará do objetivo original por causa de um relacionamento amoroso ou de um grande almoço. Essas três pessoas são conjuntamente responsáveis ​​por resgatar dezenas de indígenas da extinção, principalmente pela criação do Parque Nacional de New Valley.

O Parque Nacional de New Valley é um modelo mundial para a proteção de raças ameaçadas de extinção. Tudo isso está no filme, mas felizmente Hamburger se atreveu a ir mais longe.

Ao mesmo tempo, sentimos a forte vontade desses três irmãos, estamos preocupados com sua insegurança, compartilhamos suas vitórias e sofremos várias injustiças ao longo do caminho. Dessa forma, o filme pode não só ensinar e preservar coisas como nós, mas também enfrentar essa luta de forma aberta e irreversível.

Xingu – Considerações Finais

Os cinemas brasileiros nunca foram muito simpáticos à causa dos povos indígenas. Existem poucos títulos de sucesso nesta área. Há pouco tempo tivemos uma interessante “Terra Vermelha” (2008) quase sem ver Matheus Nachtergaele, e documentários como Corumbiara (2009) e Serras da Desordem (2006), ambos no Festival de Gramado.

Ganhou o prêmio de melhor filme, mas o fim desse período se limitou ao circuito de arte.

Xingu (2012) - Filme, História e Resumo
Xingu (2012) – Filme, História e Resumo

Talvez nesse longa, diretores da área de ensaio, não tiveram atenção cuidadosa aos detalhes e roteiros que assumem que os fatos históricos são respeitosos, mas não subservientes, possam mudar essa situação. Dessa forma, todos ganharão, não só a nossa arte fotográfica, mas principalmente toda a sociedade.

Mas é um filme grandioso e rico, porém poderia ser mais grandioso ainda e também olhando como cineasta não sei por quais situações por trás a equipe passou! No resumo, assistam esse lindo filme nacional!

Perguntas frequentes:

Onde se localiza o Parque do Xingu?

O Parque Indígena do Xingu (PIX) localiza-se na região nordeste do Estado do Mato Grosso, na porção sul da Amazônia brasileira.

Qual é o significado da palavra Xingu?

Xingu é uma palavra indígena que significa água boa e limpa. Xingu é o nome do rio brasileiro que nasce no estado do Mato Grosso. O Parque Indígena do Xingu está localizado em suas margens. É uma região preservada e povoada por diversas tribos indígenas.

Qual o idioma do povo Xingu?

No Xingu, apenas os povos mehinako e waurá falam línguas da mesma família do yawalapiti, a aruák. Fora da reserva, ainda há falantes de idiomas aruák nos estados da Amazônia, Acre, países vizinhos, como Venezuela, e até em ilhas do Caribe – algo que dá o que pensar sobre migrações.

Qual a importância do Parque Xingu?

O PIX foi criado em 1961, por iniciativa de sertanistas liderados pelos irmãos Villas-Bôas – Cláudio, Orlando e Leonardo, para garantir a sobrevivência, melhores condições de vida e a posse da terra à população indígena da região e para preservar sua cultura

Quem nasce no Xingu é?

Sua população no ano de 2010 era de 5.240 habitantes. Quem nasce ou reside na cidade de São José do Xingu é chamado de São-Xinguano.

Espero que tenha tirado boas ideias do post, sempre estou trazendo resenhas, resumos e análises interessantes sobre filmes badalados ou até mesmo sobre filmes nacionais que merecem mais atenção.

Gostou do post sobre Xingu (2012)

Continue nos acompanhando e interagindo com a gente, gostaria que comentasse qual filme marcou a sua vida, assim como esse foi marcante para mim! irei trazer mais filmes antigos e também filmes que foram marcantes na épica sessão da tarde.

Sua avaliação e sua interação são de suma importância pra conseguirmos trazer o que é interessante pra você leitor!