Caro leitor,

Quis um acaso do destino que os ventos digitais da internet (e um punhado de cliques, é claro) o conduzisse por suas hipervias de fibra ótica até esse obscuro recanto do mundo virtual chamado “HQ Café”. Trata-se de um blog sobre quadrinhos, fundado por um grupo de amigos com suas atividades próprias, mas todos ávidos fãs da nona arte, que dedicam aquela pausa do cafezinho para folhear algumas páginas de seus gibis favoritos.

Mas o que diferencia o “HQ Café” de outros similares na rede mundial de computadores? Nem nós sabemos muito bem, caro leitor! O blog ainda é um projeto em construção, um espaço em obras onde escreveremos acerca de nossas impressões sobre o que andamos lendo ultimamente, procurando como leigos que somos aprender um pouco mais sobre o fantástico mundo da arte sequencial. Por isso, desde já convidamos você a participar conosco, seja comentando sobre o que lemos, sugerindo obras e temas, ou mesmo colaborando com seus próprios textos.

Sendo leitores brasileiros já velhacos, é inevitável que nossas publicações girem em torno de nossa paixão pelos HQs americanas de super-heróis, cujos ícones fazem parte do repertório cultural da nossa geração e atualmente alcançam milhões de fãs pelo mundo. No entanto, buscaremos ainda conhecer melhor o cenário nacional de quadrinhos, cujas vibrantes obras independentes nem sempre chegam ao grande público.

Nos parece ainda inevitável reconhecer que o mundo das HQs se desenvolveu muito para além das comic strips americanas do início do século passado, rompendo a “quarta parede” dos quadrinhos para alcançar o cinema e a TV. Por isso comentaremos também sobre o material relacionado a quadrinhos em outros veículos, bem como outras obras de interesse do que convencionamos chamar hoje de “cultura pop-geek” (que nem sempre tem a ver com HQs, mas é muito divertido!).

Dito isso, seja bem-vindo e um ótimo cafezinho!

Autor: