No último fim de semana, dias 15 e 16 de outubro, ocorreu no Felicittà Shopping, Águas Claras, DF, o primeiro Artist`s Alley do Centro-Oeste. O evento teve início na sexta, dia 14 à noite, com um coquetel.

Promovido pelo Esquentamente Web TV, que se define como “serviço e humor em programa da internet, antenado com o que está rolando na web, o canal do YouTube divulga conteúdos super interessantes e diversificados de forma objetiva e bem humorada”.

Pessoal do Incoerente Coletivo

Pessoal do Incoerente Coletivo

Os responsáveis pelo site são Angelo Whosoever, designer gráfico em Brasília, fundador da design Brazuca e proprietário da Hotmind Comics, selo de quadrinhos, que trabalha com quadrinhos autorais e institucionais, e Daniel Arcos, publicitário, sócio da Design Brazuca e Hotmind Comics, trabalha com design, direção de arte, publicidade, roteiro de quadrinhos e ilustração.

Painel sobre o mercado de Quadrinhos com Angelo Whosoever, Daniel Arcos, Wesley Samps, Sidney Gusman, Leonardo Maciel e Daniel HDR

Painel sobre o mercado de Quadrinhos com Angelo Whosoever, Daniel Arcos, Wesley Samps, Sidney Gusman, Leonardo Maciel e Daniel HDR

Nos sábado e domingo, o evento teve mesas redondas com discussões sobre o mercado de quadrinhos brasileiro, a importância da web na divulgação de trabalhos de novos artistas, crescimento dos quadrinhos brasileiros, quadrinhos na cultura pop, produção de trilhas para o cinema, representatividade feminina nos quadrinhos, dentre outras, além de palestras de Fernanda Nia, Daniel HDR e Sidney Gusman.

Palestra de Fernanda Nia

Palestra de Fernanda Nia

O Artist`s Alley realizou-se em um espaço amplo no Felicittà Shopping, com uma bom número de mesas de artistas, que em sua maioria eram de Brasília. O público era formado por pessoas interessadas por quadrinhos, RPG e games, e o acesso aos artistas estava tranquilo. Daniel HDR era o desenhista mais procurado e Sidney Guzman o mais assediado.

Este foi o primeiro evento amplamente divulgado, no DF, de quadrinhos. Foi pequeno e me lembrou as saudosas FestComix que se realizavam na própria loja da Comix. Coincidentemente, foi em uma dessas FestComix que eu vi o Sidney Gusman pela primeira vez, mostrando o empenho do editor da MSP com a divulgação dos quadrinhos e seu trabalho para fortalecer o mercado.

img_0474

Palestra de Sidney Gusman sobre o projeto MSP

Palestra de Sidney Gusman sobre o projeto MSP

Acredito que há muito espaço para crescimento de eventos como o Artist´s Alley em Brasília e em todo o DF. Talvez falte mais divulgação dos trabalhos desses artistas que participaram nesse fim de semana das mesas e painéis. A cena de Belo Horizonte pode ser uma boa inspiração, pois há sempre divulgação de mostras, lançamentos de quadrinhos independentes e outros eventos na capital mineira como eu não vejo em outra cidade, mesmo São Paulo.

O Artist´s Alley foi uma grata surpresa, espero que seja o início de algo maior e que a Capital do Cerrado, e do Brasil, venha a se tornar uma referência no quadrinho nacional.

Daniel HDR desenhando e autografando em sua mesa no Artist´s Alley

Daniel HDR desenhando e autografando em sua mesa no Artist´s Alley