Povo do HQCafé, as eleições estão se aproximando, e, aproveitando esse espírito contagiante, vamos lembrar de um episódio do seriado do Batman da década de 60, com a maior disputa eleitoral da história! Batman vs Pinguim. Nos episódios #51 e #52, Pinguim: O Prefeito, títulos originais Hizzoner the Penguin e Dizzoner the Penguin respectivamente, exibidas em novembro de 1966 na segunda temporada do seriado.

Cena do episódio, Hizzonner the Penguin, de 1966

Cena do episódio, Hizzonner the Penguin, de 1966

Na trama, o Pinguim quer provar a Gotham que está regenerado e não é mais um vilão. Ele frustra um assalto, salva um carrinho de bebê que corria sozinho em disparada e chega a doar dinheiro para a caridade, com essas ações, a popularidade do Pinguim dispara em Gotham City, a ponto que, quando o prefeito da cidade do Homem Morcego precisa sair de licença, o Pinguim candidata-se ao cargo, e rapidamente se torna favorito a vencer o pleito.

mv5bmtuzmjc5nzm5ml5bml5banbnxkftztgwmtqwmtq0mze-_v1_

Cena do episódio Pinguim: O Prefeito

Com a possibilidade de vitória do Pinguim, Batman é aconselhado a candidatar-se ao cargo, e mesmo assim, não consegue mudar o favoritismo do vilão.

No link abaixo abaixo temos um trecho do debate entre Batman e o Pinguim.

https://www.youtube.com/watch?v=l63SRpGXBHE

Não é minha intenção contar toda a história, vou deixar o link abaixo para vocês assistirem. É interessante que esse episódio de 1966 parece prenunciar a situação política atual nos mais diferentes cantos do mundo. Um vilão declarado utilizando-se mentiras e mesmo assim liderando campanhas eleitorais.

Esse episódio tem algumas curiosidades como os cameos de Joe Besser, um dos Três Patetas, interpretando um dos comparsas do Pinguim, e Fuzzy Knight, como um vendedor de jornais cego. Fuzzy Knight foi ator da TV americana e fez muito sucesso como o sidekick do Capitão Gallant na série de TV Captain Gallant of the Foreign Legion que passou entre os anos 1955 e 1957.

Joe Besser, o primeiro da esquerda para direita, no elenco dos três patetas

Joe Besser, o primeiro da esquerda para direita, no elenco dos três patetas

Fuzzy Knight como o sidekick do Capitão Gallant.

Fuzzy Knight como o sidekick do Capitão Gallant.

O Pinguim era interpretado por Burgess Meredith, e, vocês sabiam que ele atuou nos filmes do Rocky como o treinador do Garanhão Italiano? E que também trabalhou em um dos filmes mais importantes da  minha infância? O Fúria de Titãs! Olha, com um currículo desses eu votaria nele para qualquer cargo político.*

* Nota do Editor: Meredith também faz a voz de Golobulus, governante de Cobra-La no longa-metragem Comandos em Ação Especial (1987).

Sylvester Stallone e Burgess Meredith nos bastidores de Rocky, um lutador

Sylvester Stallone e Burgess Meredith nos bastidores de Rocky, um lutador

Burgess Meredith em Fúria de Titãs, 1981

Burgess Meredith em Fúria de Titãs, 1981

Se quiserem assistir aos episódios é só clicar abaixo.

Pinguim: O Prefeito, parte 01:

http://mais.uol.com.br/view/wf8p26iwgn2t/bamprs02e17-04020E983264C4995326?types=A&

Pinguim: O Prefeito, parte 02:

http://mais.uol.com.br/view/wf8p26iwgn2t/bamprs02e18-04028D1A3464C4995326?types=A&

Boa votação a todos vocês!

Ah, se quiserem assistir o Capitão Gallant cliquem no link abaixo e bom divertimento!

https://gaming.youtube.com/watch?v=WZzYl2CV2ow&list=PLehwzgbsMqvX7Kjhatze03smCrtsl6GkR