Recebi ontem, 18 de outubro de 2016, o meu exemplar de Baleia #3, de Rebeca Prado. Assim que peguei o volume pensei, “que grande! vou demorar a ler”. Li tudo ontem à noite.

Baleia #3

Baleia #3

Os leitores fiéis do HQCafé sabem que gostamos do trabalho da Rebeca Prado, nossa primeira entrevista foi com ela, link aqui, e na minha opinião, Rebeca será uma das maiores quadrinistas do Brasil.

Rebeca Prado

Rebeca Prado

Baleia #3 reúne tiras que Rebeca produziu nos últimos anos. A ideia inicial da artista era produzir uma tira por dia. Por esta razão, Rebeca explica que optou por traços e acabamentos mais simples. Ela lembra que todo o processo, que está explicado no livro, leva quarenta minutos.

No final do livro ela descreve como é o processo criativo e de produção das tiras, e entrega que todas elas são baseadas em fatos reais. Se você já falou com Rebeca pode ter virado uma tira e não sabe!

 

20160617145725766133a

Quem nunca?

Baseados em fatos do cotidiano, Rebeca narra situações comuns às pessoas na transição para uma vida independente, tendo que arcar com suas contas e deveres, ou seja, a transição para avida adulta. Aquela em que antes de a gente entrar glamorizamos e acreditamos que teremos nossas perguntas respondidas, e uma vez nela, o que a gente mais quer é voltar para a cama e uma empada, afinal uma empada é a resposta para tudo.

 

Vida de adulto

Vida de adulto

Acredito que muitas das tiras farão mais sentido para os introvertidos que, assim como eu, sofrem em situações que são simples para “pessoas normais”, mas para nós, as vezes parecem um dos doze trabalhos de Hércules.

 

beca-2

Não é por maldade gente…

beca-1

Matar a Hidra de Lerna deve ser mais fácil

O livro é de qualidade superior aos que tenho adquirido no Catarse, onde o comprei. Eu esperava algo mais na linha de livro de tiras, com formato menor, porém este grande e bem acabado. Como todo produto do Catarse, Baleia #3 vem com recompensas, e as que recebi possuem uma delicadeza na produção que impressiona.

Recompensas

Baleia #3 e as recompensas para quem o comprou no Catarse

Rebeca Prado é criadora da Lif, cujas tiras saíram no livro Navio Dragão, link aqui, e não sei se é imaginação minha, mas acho que vi a Sif conversando com a ruiva do Baleia…

Uma tira da Sif

Uma tira da Lif

Sif e Carne

Lif e Carne

Se você ainda não conhece Rebeca e seu trabalho saiba que a Gail Simone, que dispensa apresentações, já recomendou o trabalho dela no Twitter mais de uma vez.

Gail Simone e Rebeca Prado no FIQ de 2015

Gail Simone e Rebeca Prado no FIQ de 2015

Rebeca Prado estará na CCXP em dezembro no Artist´s Alley, entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2016. Se você não puder ir, os contatos da artista estão listados abaixo.

Site oficial: http://becaprado.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/incbeka?fref=ts

Twitter: @incbeka

Adquiram o livro, vamos tornar a vida mais leve e lembre-se, uma empada é resposta para tudo.