Não sei se vocês sabiam, mas Aquaman e o Arqueiro Verde apareceram pela primeira vez na mesma edição da Revista More Fun Comics, de #73, publicada em novembro de 1941. Neste post falaremos do Aquaman, e no próximo sobre o Arqueiro Verde.

Capa de More Fun Comics, #73, de 1941

Capa de More Fun Comics, #73, de 1941

A More Fun Comics foi a primeira revista em quadrinhos a publicar material original, e não uma compilação de tiras que saíam em jornais, além de ter sido a casa de estreia de vários heróis famosos como o Spectro, Dr Oculto, Johnny Quick, Arqueiro Verde, Sr Destino e Superboy, e por fim, e talvez o mais importante, foi a primeira publicação da National Allied Publications. Inc, a editoria que se tornaria depois a DC Comics.

A história de estreia do Aquaman, intitulada The Submarine Strikes, foi escrita pelo seu criador, Mort Weisinger, com arte de Paul Norris. Na trama, uma embarcação com refugiados foi torpedeada por um submarino, que em seguida passa a atirar nos botes salva-vidas, mais tarde, saberíamos que era um submarino nazista. Aquaman empurra a embarcação para longe, e retorna para o local onde estava o submarino, salta sobre o convés e bate em um tripulante jogando-o ao mar, porém o restante da tripulação esconde-se dentro do submarino que submerge.

Aquaman leva o bote salva-vidas, com a ajuda de alguns golfinhos,  para a praia mais próxima. Lá o Capitão pergunta ao Aquaman de onde ele é e como conseguiu esses poderes. O herói responde que seu pai, um explorador marinho, encontrou uma cidade antiga submersa e construiu para uma casa dentro de um dos palácios submersos. Vivendo lá, ele começou a estudar os registros e artefatos de antiga civilização que vivia naquela cidade. Nesse ponto da explicação, o próprio Aquaman aparece nas memórias, nadando sem equipamento de mergulho e o seu pai diz, “meu filho é um verdadeiro habitante das profundezas, vou chamá-lo de Aquaman”!

Não vou me estender mais sobre a história. Vocês poderão lê-la completa no final! Vamos aqui comentar alguns pontos desta história e comparar com as de hoje. Digo, dos Novos 52 (N52), do Ivan Reis e Geoff Johns, que apesar de ser N52 foram histórias muito boas.

Em sua primeira história, Aquaman mata sem piedade, possui força suficiente para dar um murro e quebrar o casco de um submarino, super velocidade na água e capacidade de se comunicar com as criaturas aquáticas, capacidade esta que é motivo de piada em Aquaman #01, N52, do Johns e do Reis, quando um policial pergunta se ele consegue mesmo falar com os peixes… mas quando vemos o super-herói submarino agradecendo aos golfinhos pela ajuda em sua história de estreia, fica fácil entender a pergunta do policial.

Seu pai não possui nome e tudo indica que sua mãe era humana, pelo menos não há indicação do contrário. Com os pais já mortos, Aquaman percorre os mares lutando contra os nazistas, lembremos que essa história foi publicada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), logo após o Ataque Pearl Harbor. Os nazistas são representados como bufões e fracos, sendo derrotados facilmente, numa nítida caracterização ridicularizada dos inimigos de guerra dos Aliados.

O que mais me chamou a atenção foi a diferença de caracterização do pai do Aquaman na sua história de estreia para as histórias do Johns e do Reis. Antes, um pai que nem sabemos o nome, depois, um pai que é fundamental para a trajetória de personagem. Foi uma das histórias mais bonitas sobre o amor de um filho para seu pai que já li.

Outra curiosidade, a origem do Aquaman sofreria um retcon quase vinte anos depois, e com Mort Weisinger como o editor, seria criada a origem que conhecemos, mas isso ficará para um próximo post!

Essa primeira história do Aquaman fecha a edição #73 de More Fun Comics, não sei dizer se na época isso era bom ou mau para um personagem, mas Aquaman demorou a ser valorizado. Sua primeira aparição em capa foi em Brave and the Bold #28, de 1960, na primeira história da Liga da Justiça. Foram necessários dezenove anos para que Aquaman aparecesse em uma capa de revista. Dezenove anos! Mas foi uma estreia arrasadora, debutando com a primeira aventura do maior grupo do Multiverso.

brave_and_the_bold_28

 

Fiquem agora com a primeira história em quadrinhos do Aquaman!

Página 01.

Página 01.

Página 02

Página 02

Página 03

Página 03

Página 04

Página 04

Página 05

Página 05

Página 06

Página 06

Página 07

Página 07

Página 08

Página 08