Sempre foi meu vilão preferido. Bolas, um dos meus personagens preferidos. Com mais de sete décadas de caracterizações que variam entre o brilhante e o lugar-comum, o Coringa foi, pouco a pouco, conquistando (roubando?) seu espaço na cultura pop como um dos maiores vilões de todos os tempos, ao lado de Darth Vader e Hannibal Lecter.

jared-leto-talks-joker-suicide-squad

E da própria Warner também, por que não?

Tivemos, fora dos quadrinhos: a interpretação histriônica de Cesar Romero na série de TV; o gângster vaidoso de Jack Nicholson no filme de Tim Burton; o palhaço criminoso acompanhado da apaixonada (apaixonante) Arlequina, que ganhou vida com a voz de Mark Hamill na série animada; e, finalmente, o divisor de águas: Heath Ledger em Cavaleiro das Trevas, um anarquista/terrorista que prometeu causar uma série de problemas para qualquer um que tivesse a tarefa de assumir o personagem no futuro.

4bf48c99c9597cd9a9fe28232886a4c2

“Meu Oscar não tá nem aí pra isso!”

(Os criadores do Coringa sempre foram orientados a negar que tivessem sido influenciados por O Homem que Ri, filme mudo de 1928 baseado em um romance de Victor Hugo.)

NYlr9kR

Você vai receber uma visita do PROCESSINHO

Chegamos, finalmente, à escolha do ganhador do Oscar Jared Leto para trazer o personagem de volta às telas, primeiro na adaptação para o cinema de Esquadrão Suicida, do diretor David Ayer. Com sua reputação, foi bem aceito pelos fãs até a divulgação da primeira imagem caracterizado como o personagem.
Devo dizer que odiei, principalmente as tatuagens. Como minha primeira impressão ao ver Heath Ledger caracterizado também não foi das melhores, resolvi dar uma chance. Os trailers começaram a dar uma ideia do que teríamos pela frente. E o filme consolidou a nova versão do maior inimigo do Batman.

960

“Quer saber como eu consegui essas tatuagens?”

Um chefão do crime, sim. Mas também uma pessoa extremamente perturbada que, em muitos momentos, se mostra indeciso, incapaz de dar as costas para a Arlequina ou seguir em frente com ela. A presença dele na tela é muito perturbadora, é palpável o quanto ele representa uma ameaça a qualquer pessoa que esteja respirando perto dele. A qualquer momento ele pode matar todos. Ou perdoar todos.

how-jared-leto-became-the-12th-man-to-play-the-joker

Arrã. Perdoar.

Infelizmente, o filme sofre com uma edição confusa, amadora. Várias cenas do Coringa, algumas até mostradas nos trailers, ficaram de fora da versão que vimos no cinema. Isso, sem dúvida, pode ter prejudicado não só o andamento da trama envolvendo o palhaço e a Arlequina, como também afastado o personagem do público. Sua única motivação, ali, é a Dra Harleen Quinzel, por quem se apaixona e por quem se odeia. Ele a machuca e a salva, numa relação doentia em que é dominador e dominado.

tumblr_obg70wmlno1v0apg7o1_500

“Hihihi seu bobão!”

O Coringa de Leto sibila, rosna. É imprevisível. Não tem um master plan como o Coringa de Ledger ou uma visão clara de seus objetivos como o de Nicholson. Ele quer matar, quer o dinheiro, poder e status. Ainda estamos para descobrir como sua relação com o Batman será desenvolvida, principalmente considerando que ele já matou um Robin quando os eventos de Batman vs Superman acontecem. Mas se o filme do Esquadrão nos mostrou algo, é que novamente o Homem-Morcego vai enfrentar seu mais formidável adversário, dessa vez sob a forma de um monstro insano capaz de tudo pelo simples prazer de matar. O pouco tempo de tela dificulta um veredicto, mas seja ele o melhor ou o pior Coringa de todos os tempos, uma coisa é certa: ninguém fica indiferente à sua presença.

the-joker_0

“Ben Affleck? Aquele do Demolidor?”

Autor: