Em 2013 quando Zack Snider anunciou para o mundo que a continuação de “Man of Steel” seria um confronto entre Superman e Batman a reação dos fãs foi, no mínimo, reservada e histérica. As reservas deviam-se às repercussões negativas que “Man of Steel” gerou pelo clima sombrio e aparente falta de preocupação do Superman com a vida das pessoas. A histeria pela forma que o anúncio foi realizado, afinal eram as falas do Batman enquanto ele surrava o Superman no final de “O Cavaleiro das Trevas”, bem falas não, pensamentos.

Para tentar mostrar o impacto dessa cena, quando eu li pela primeira vez, e lá se vão vinte e oito anos, nunca mais as esqueci. Ok, não é muito grande, mas nunca esqueci.

batman-v-superman

Ironicamente, a primeira história que li dos dois personagens juntos, foi a história “Luar” (título original Skeeter!) publicada no Brasil na revista Super Powers #08, escrita pela lenda John Byrne e com arte do grande Arthur Adams (que virá para a ComicCon Experience desse ano) e pelo mito Dick Giordano. Essa história, originalmente saiu na Action Comics Annual #01 em 1987. Na trama Superman quer prender Batman por vigilantismo enquanto o morcego investiga mortes misteriosas.

Capa de Super Powers #08

Capa de Super Powers #08

Página de Super Powers 08.

O primeiro confronto entre o Batman e Superman ocorreu na revista “World’s Finest Comics” #95 em 1958 com roteiro de Dave Wood e arte de Dick Sprang e Ray Burnley na história “The Battle of the Super-Heroes!”. Batman consegue superpoderes e tem o comportamento alterado, começando a agir como um “valentão” contra o Superman que responde na mesma moeda.
Robin descobre que essa mudança era uma trama de um alienígena que, como todos nós, queria ver como seria uma briga entre o maior herói de todos os tempos e o Superman. Depois que eles lutam usando árvores e pedras, e não prédios, Robin consegue fazer o alienígena reverter o efeito do “raio de ódio” e os heróis tornam-se amigos de novo. Robin salvou o dia.

A Era de Ouro merecerá vários posts aqui no HQcafé.

"World's Finest Comics" #95

“World’s Finest Comics” #95