Eu não sei você cara leitora, ou caro leitor, o que eu sei, é que eu conheci o Batman pelas suas histórias nos desenhos dos Superamigos e no seriado camp da década de sessenta, e desde então acompanho a sua trajetória pelos quadrinhos, tv e cinema. E lá se vão quase quarenta anos.

Seriado do Batman

Seriado do Batman

Batman sempre foi o herói que eu mais gostava, e sou capaz de lembrar das fases da minha vida recordando as histórias do Cavaleiro das Trevas que li em determinadas épocas.

Nas discussões sobre como seria estrutura do HQcafé, concordamos que precisávamos ter uma seção exclusiva de fatos sobre o Batman. E Diária. E assim será.

A primeira história em quadrinhos publicada do Batman saiu na revista Detective Comics #27 em 1939, nos EUA. No Brasil, a primeira aparição do Batman foi na revista Lobinho #7, publicada em 01 de novembro de 1940, com a história “The case of ruby”, originalmente publicada em Detective Comics #35. Escrita por Bill Finger e desenhada por Bob Kane, que também fez a arte-final, juntamente com Sheldon Moldoff.

Capa da Detective Comics #35 de 1940.

Capa da Detective Comics #35 de 1940.

A história era sobre uma estatueta que trazia maldições para quem a possuísse. Batman ao mesmo tempo em que investigava o caso, era caçado pela polícia.
Como vocês podem ver, leitora e leitor, a capa deixa-nos no mínimo embaraçados.

Capa de Lobinho #07 de 1940.

Capa de Lobinho #07 de 1940.