Vocês viram que o Batman disputou, e venceu claro, o Pentatlo nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, link aqui, agora o que talvez vocês não saibam é que o Homem Morcego é campeão Olímpico Espacial.

Em Detective Comics, Vol 1, #260, 1958, na história The Mystery of the Space Olympics, desenhos de Sheldon Moldoff, arte final de Charles Paris, arte da capa de Curt Swan e Stan Kaye e não, não esqueci o roteirista, nessa edição estranhamente não há referência ao escritor. Na trama, Batman é recrutado para disputar as Olimpíadas Espaciais com os maiores atletas do Espaço Sideral.

Aí pensamos, esses atletas intergaláticos são superpoderosos e nem o Superman (Aguardem os próximos posts!) conseguiu vencer esses jogos, o Batman conseguirá?

Gente, é o Batman. O BATMAN!

Vamos aos fatos que levaram à conquista dessa medalha.

Capa de Detective Comics, vol 01, #260, de 1958

Capa de Detective Comics, vol 01, #260, de 1958

A história é de 1958, aquela fase bem camp que influenciou o seriado do Batman da década seguinte. Nessa época o Batman viajava pelo tempo e espaço, lutava contra monstros, combatia alienígenas (e não estou falando do Azulão), nada mais normal que o Cavaleiro das Trevas disputasse uma Olimpíada Espacial.

Página de abertura de "The Mystery of the Space Olympics", publicada em Detective Comics, Vol 01, #260, DE 1958.

Página de abertura de “The Mystery of the Space Olympics”, publicada em Detective Comics, Vol 01, #260, de 1958.

Bruce Wayne e Dick Grayson são acordados quando o alarme da Batcaverna dispara, e, logo colocam seus uniformes para investigar a situação. Quando chegam na Batcaverna a Dupla Dinâmica encontra os alienígenas Xeo e Tog que vieram do planeta Vênus para falar com o Batman.

Batman e Robin encontra Xeo e Tog

Batman e Robin encontram Xeo e Tog

Xeo e Tog contam aos dois que são de Vênus, e que veem observando a Dupla Dinâmica há tempos, por isso já conhecem suas identidades e a existência da Batcaverna. Eles vieram convidar o Batman para competir nos Jogos Olímpicos Espaciais, que serão disputados por atletas de todos os nove planetas do Sistema Solar, e Batman representaria o Planeta Terra. Com a concordância do Homem Morcego, os quatros são transportados para um asteróide adaptado para receber habitantes de todos os planetas do Sistema Solar.

Batman representando o nosso Sistema Solar nas Olimpíadas Interplanetárias.

Batman representando o Planeta Terra nas Olimpíadas Espaciais.

A primeira prova era uma corrida de foguete.  Batman vence e leva a medalha de ouro deixando um plutoniano caído na linha de chegada.

A segunda competição era uma prova de tiro. Nesta época, o Homem Morcego não utilizava armas, mesmo assim ele atua como um atirador de elite na competição.

Prova de tiro.

Prova de tiro.

 

A terceira prova era uma luta de Boxe em ambiente sem gravidade.

 

Luta de boxe em ambiente sem gravidade.

Luta de boxe em ambiente sem gravidade.

Durante a luta, Batman percebe que seus golpes não atingem o adversário como ele tenta acertar. A luta é interrompida quando um árbitro da prova percebe que está havendo uma interferência magnética no local da disputa. Este árbitro acusa Batman de estar utilizando equipamentos fraudados na competição.

Batman não sabia, mas os equipamentos que ele estava utilizando estavam todos adulterados, o que poderia estar lhe dando vantagens nas competições.

Batman sendo acusado de fraudar nas competições

Batman sendo acusado de fraudar nas competições

Batman e Robin são perseguidos por uma turba enfurecida de alienígenas que queriam prendê-los pela adulteração (lembremos que o Batman não sabia!!!). Os venusianos também são acusados de ajudar na fraude uma vez que se utilizaram de terráqueos, que eles recrutaram, como responsáveis pelas fraudes. Imaginando que apenas Batman seria acusado, a reputação dos venusianos não seria afetada, apenas a dos terráqueos.

A Dupla Dinâmica então decide investigar o que aconteceu, afinal, a reputação espacial do planeta Terra estava comprometida.

A primeira suspeita de Batman são os seus recrutadores, os Venusianos, mas logo o Homem Morcego descarta que eles sejam os culpados. A suspeita recai sobre os representantes de Plutão, que seriam os únicos a ganhar a má reputação espacial de Vênus, que perderia contratos comerciais.

Batman dizendo ao Robin que precisam descobrir o que aconteceu em suas provas na Olimpíadas.

Batman dizendo ao Robin que precisam descobrir o que aconteceu em suas provas na Olimpíadas.

Batman e Robin dirigem-se aos árbitros e dizem poder provar que os plutonianos são os culpados pela fraude em seus equipamentos. Para impedir que a Dupla Dinâmica os denunciem, os plutonianos tentam matar Batman e Robin na frente de todo mundo que estava acompanhando os jogos.

A tentativa de assassinato é impedida pela polícia espacial e os plutonianos fogem, mas Batman e Robin perseguem-os em trenós espaciais e conseguem prendê-los e fazê-los confessar.

Os plutonianos são desmascarados como os verdadeiros fraudadores do equipamento do Batman

Os plutonianos são desmascarados como os verdadeiros fraudadores do equipamento do Batman

Com o fim do mistério, Batman e Robin decidem voltar para a Terra. Os venusianos lamentam que o Homem Morcego não possa continuar nos Jogos, e até mesmo manter uma amizade entre eles, e que eles não possuem dúvidas que Batman com sua coragem possui condição de vencer os Jogos Espaciais. O Cavaleiro das Trevas agradece, porém, lembra que precisa retornar para combater o crime na Terra.

Batman e Robin despendem-se de Xeo e Tog

Batman e Robin despendem-se de Xeo e Tog

Vocês devem estar pensando, “Então o Batman só venceu as provas que disputou porque ele estava com equipamentos que o davam vantagens competitivas?”, não infiel, ele é o Batman, ganharia de qualquer forma.

Infiéis!