Tenho certeza de que como eu, vocês sempre que assistem aos Jogos Olímpicos pensam, “Se o Batman estivesse aí ganharia de todo mundo, não importa o esporte!”.

Então, para matar a saudades das Olimpíadas, o Arquivo do Batman vai relembrar quando o Batman participou dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Foi em Batman, #38, Vol 1, publicado em dezembro de 1946, com roteiros de Edmond Hamilton, artes de Jim Mooney, e capar de Dick Sprang.

Batman_38

Capa de Batman, #38, Vol 1.

Na história, Bruce Wayne e Dick Grayson estão treinando em uma academia na Batcaverna quando indagam-se como era o treinamento dos atletas dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Bruce então pensa em uma alternativa para responder a questão.

A Dupla Dinâmica pede ao Professor Carter Nichols para enviar a consciência dos dois para o século V a.C. na Grécia antiga para encontrarem alguns dos atletas e acompanhar o treinamento deles para os Jogos Olímpicos.

Bruce Wayne e Dick Grayson circulando por Atenas no século V a.C. em Batman #38, de 1949.

Bruce Wayne e Dick Grayson circulando por Atenas no século V a.C. em Batman #38, de 1946.

Quando chegam à Grécia no século V, Bruce e Dick descobrem  uma rede ilegal de apostas em lutas criada por um persa chamado Byrus. Para melhor investigar, tornam-se Batman e Robin. Durante sua investigação, o Homem Morcego enfrenta lutadores da rede, mas não demora, Batman e os lutadores acabam amigos ao convencê-los que não está ligado ao Byrus.

Batman enfrenta lutadores de uma rede ilegal de lutas criada por um persa, Batman #38.

Batman enfrenta lutadores de uma rede ilegal de lutas criada por um persa, Batman #38.

Quadrinho de Batman #38.

Quadrinho de Batman #38.

Batman descobre que Byrus havia sequestrado os atletas olímpicos de Atenas, mas antes que possa levar às autoridades a informação, ele é acusado de ser o sequestrador. Para escapar da população que os perseguem, Batman e Robin correm para a Acrópole, no Pathernon, local sagrado no qual ninguém pode ser preso.

Quadrinho de Batman #38.

Quadrinho de Batman #38.

Quadrinho de Batman #38.

Quadrinho de Batman #38.

Batman consegue reverter a situação e libertar os atletas. Como prêmio por seu feito, o Homem Morcego é declarado cidadão de Atenas, e por isso adquire o direito de participar do Jogos Olímpicos.

Quadrinho de Batman #38

Quadrinho de Batman #38

Batman e Robin vão a Olímpia para disputar os Jogos. Ao chegarem, um atleta ateniense chamado Alexis é atingindo por um dardo. Robin vê que quem lançou o dardo foi o Byrus e seus asseclas persas.

Quadrinho de Batman #38

Quadrinho de Batman #38

Quadrinho de Batman #38

Quadrinho de Batman #38

Robin e Damon, um ateniense, vão ao encalço de Byrus. Batman quer se juntar à perseguição.

Quadrinho de Batman #38

Porém os atenienses pedem que ele dispute os Jogos Olímpicos que estavam para começar, porque ele era um cidadão ateniense honrado além de ser um ótimo atleta.

Quadrinho de Batman #38

Batman então integra o time olímpico de Atenas, e entra no Estádio Olímpico de Olímpia com
seus colegas de time. Reparem  que ele é o único que não está vestido somente com uma pequena saia.
batman38m

Durante os jogos, Batman fica pensando onde estará o Robin, uma vez que ele ainda não
havia voltado da perseguição contra Byrus.

batman38n

O público no estádio fica perplexo quando veem que um desconhecido, o Batman, entrará no lugar de Alexis no Pentatlo, e teria como adversário o Grande Lysis de Tebas.

batman38pBatman vence o Pentatlo para Atenas ao vencer Lysis na última luta da modalidade.

batman38qEm seguida, Batman volta a procurar Robin e o encontra amarrado e junto com Damon que  estava ferido e desmaiado. O Homem Morcego liberta Robin, que revela que o plano de Byrus era matar um cavaleiro de Esparta durante uma prova de corrida de cavalos, e, assim, iniciar  uma guerra civil que atingiria toda a Grécia.batman38rOs atenienses que seguiram Batman até o local onde estavam Robin e Damon ficam no local com o grego ferido e o Homem Morcego, o Menino Prodígio e o atleta grego Milo voltam para o estádio. O plano do trio era que Robin participaria da corrida de cavalos, enquanto Batman e Milo procuram os persas que querem matar o espartano.

batman38sBatman e Milo encontram os persas e os derrotam impedindo-os de matarem o corredor espartano, enquanto o corredor ateniense vence a prova.

batman38tMilo agradece ao Batman por ter salvo a Grécia de uma guerra civil e a Dupla Dinâmica ganha Louros Olímpicos pela vitória nos Jogos que são colocados na parede da Batcaverna como um troféu.batman38uBem, espero que esse post possa matar, um pouco, da saudade que os Jogos Olímpicos deixaram e no próximo post falarei sobre o Batman nos Jogos Olímpicos Intergaláticos, jogos estes que o Superman perdeu!